Um produto orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos e sem aditivos químicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

 

A produção orgânica obedece a normas rígidas de certificação que exigem, além da não utilização de agrotóxicos e drogas venenosas, cuidados elementares com a conservação e preservação de recursos naturais e condições adequadas de trabalho.

 

Do ponto de vista ambiental a agricultura orgânica traz vantagens porque evita a contaminação de mananciais de água, do solo e o esgotamento dos nutrientes do solo pelo uso da monocultura. Além do que, gera um sentimento de respeito à natureza e integração.

 

É importante não confundir produto orgânico com produto natural ou hidropônico. Produto natural é todo aquele que provém da natureza, o que não quer dizer que seja benéfico nem livre de agrotóxicos. E hidropônico é todo produto cultivado na água, onde podem ser utilizados adubos químicos solúveis, o que já descarta a possibilidade de serem orgânicos.

 

Motivos para consumir produtos orgânicos

 

1.    Proteger as futuras gerações;

2.    Prevenir a erosão do solo;

3.    Proteger a qualidade da água;

4.    Deixar de comer alimentos com agrotóxicos;

5.    Melhorar a saúde dos agricultores;

6.    Aumentar a renda dos pequenos agricultores (agricultura familiar, comércio justo);

7.    Apoiar os pequenos agricultores;

8.    Prevenir gastos futuros com doenças crônico degenerativas;

9.    Promover a biodiversidade;

10. Descobrir sabores naturais;

11. Contribuir para acabar com envenenamento por agrotóxicos em milhares de agricultores;

12. Ajuda a preservar as pequenas propriedades;

13. Ajudar a manter uma boa saúde

 

Produto Orgânico